O projeto

O objetivo do projeto é apresentar e discutir, por meio de um vídeo-documentário, a vida e obra de Carolina Maria de Jesus. Autora do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, teve grande sucesso editorial no início da década de 1960 e foi traduzido para, pelo menos, 14 idiomas.

São abordadas, no documentário, quatro passagens consideradas de maior relevância: biografia da autora, a descoberta de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, a relação com a literatura marginal e o legado pós-morte.

Carolina era negra. Morava em um barraco na Favela do Canindé, em São Paulo. Teve três filhos. Era catadora de lixo. Levava para casa os cadernos e livros que encontrava, onde escrevia suas insatisfações.

Essas, entre outras peculiaridades, estão em evidência durante todo o desenvolvimento do trabalho, cuja proposta é uma narrativa multiplataforma. O vídeo-documentário, que leva o nome de “O Quarto de Carolina”, é amparado por este blog e pelas ações da Ônix Comunicação, assessoria também criada por nós a fim de intermediar a divulgação do projeto para a imprensa e para o público interessado nele.