Estudantes de Jornalismo concluem vídeo-documentário

Os estudantes de Jornalismo Gabriela Buranelli, Ana Carolina Castro e Pábolo Oliveira, da Universidade de Franca, concluíram, no final de 2008, o Projeto Experimental (TCC) que resultou em um vídeo-documentário sobre a escritora Carolina Maria de Jesus.

O projeto teve como objetivo discutir a difícil vida de Carolina (foi catadora de lixo e morava na favela) e seus escritos, que “abalaram” a sociedade na década de 1960. A escritora é conhecida em diversos países e surpreendeu por ter apenas dois anos de escolaridade.

Diante desse cenário, o projeto teve início em 2017, sendo 18 meses de pesquisas, entrevistas, gravações, viagens, reportagens, além de uma série de produtos para a assessoria de imprensa criada para amparar o documentário, a Ônix Comunicação.

No segundo semestre de 2017, foram desenvolvidas as pesquisas teóricas e a identidade visual da assessoria e deste site.

Em 2018, foi montado o roteiro de captação do vídeo, feitos contatos com fontes e captação das imagens e entrevistas. Foi preciso realizar viagens para Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro e Sacramento-MG, que serviram de cenário para as filmagens e para que fossem recolhidas outras informações sobre Carolina, como obras originais da autora e pinturas sobre ela.

Com toda a captação de imagens, ainda em 2018, durante o segundo semestre, foi a vez da edição. O produto foi apresentado para banca examinadora em novembro.

Com grande satisfação, “O Quarto de Carolina” foi aprovado pelos professores e seguiu para apreciação de três jornalistas atuantes no mercado – Marília Valente, Luiz Pierri e Hossame Nakamura -, que contribuíram com uma visão profissional.

 

Leave a Comment