Biblioteca comunitária no Rio de Janeiro carrega o nome da autora

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus está localizada no morro da Chácara do Céu, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, na parte alta, bem no coração da comunidade. A biblioteca, que foi fundada em 2016, no dia 14 de março, data do aniversário da autora, conta com um acervo de cerca de cinco mil livros. É mantida através de bazares beneficentes e também conta com ajuda de voluntários.

A inspiração do nome surgiu do fato de Carolina Maria de Jesus ser uma mulher humilde, que viveu na extinta favela do Canindé e que, apesar do sofrimento, conseguiu superar as barreiras da vida por meio da leitura e da escrita. A ideia de homenagear Carolina é que a autora também sirva de inspiração para todos da comunidade.

Um dos motivos dos voluntários em manter a biblioteca é passar a mensagem de quem foi Carolina. Mais do que isso, que a história dela sirva de exemplo, com a intenção de manter sempre acesa a chama do aprendizado. Além disso, mesmo com as mazelas da vida, a leitura pode proporcionar uma aventura além do mundo em que vivem as pessoas da comunidade, podendo, assim, melhorar o ambiente em que estão inseridas.

Você pode fazer parte do time de voluntários da biblioteca ou, então, pode contribuir com doações. Para  saber mais sobre o trabalho desenvolvido, basta acessar a página: Biblioteca Carolina Maria De Jesus.

 

 

1 Comments

Leave a Comment