Andréia Ribeiro interpreta Carolina em monólogo no RJ

Em maio, a Ônix Comunicação esteve no Rio de Janeiro para acompanhar os últimos dias da terceira temporada do monólogo “Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita”, interpretado pela atriz Andreia Ribeiro, que também integra a direção, junto com Ramon Botelho. Este, por sua vez, assina o roteiro com contribuição e assistência de Gabriela Calainho.

Andréia concedeu uma entrevista, em que contou que seu primeiro contato com as obras de Carolina Maria de Jesus foi por intermédio de Ramon. Eles são amigos desde a época em que faziam, juntos, escola de teatro. “Foi uma relação construída na base do afeto e, em um determinado momento da minha vida, Ramon falou: ‘Conheça a autora Carolina Maria de Jesus’. E me deu o livro Quarto de Despejo. Li o livro e fiquei muito comovida com a história de Carolina, porque eu também tive histórias na minha vida de mulheres muito fortes. Então, Carolina me deu oportunidade de visitar meus ancestrais, de pensar quem veio antes de mim. Se hoje estou aqui, é porque meus passos vieram de longe. Teve minha avó, teve minha mãe que construiu isso e, por morar perto de uma favela, comecei a ter umas afinidades com a obra. Depois que de lendo e estudando, vi que esse encontro foi ancestral. Está tudo interligado”.

Após Andréia conhecer outra obra de Carolina, “Diário de Bitita”, entrou em contato com o Ramon e falou que queria fazer um projeto. Pediu que ele dirigisse a peça. Os ensaios começaram em 2013. “Foi processo conjugado, testando o texto, um processo de adaptação de dois anos até a estreia, em 2015, em Uberlândia. Esse processo foi muito difícil porque é difícil adaptar duas obras – uso o Quarto de Despejo e Diário de Bitita – e também dar conta de uma vida tão rica e complexa quanto à de Carolina”, explica Ramon.

Nesse trabalho, a Ônix esteve envolvida com toda a equipe do teatro e percebeu o quanto Carolina pode mudar vidas com seus escritos. Você poderá conferir mais detalhes no documentário “O Quarto de Carolina”, que será lançado no final deste ano.

Fiquem ligados para mais informações aqui no site e também na nossa página no Facebook.

 

Leave a Comment